Indicadores de Trabalho Decente

OIT mostra avanço dos indicadores de Trabalho Decente no Brasil entre 1992 e 2007

Ainda persistem desafios como a diferença salarial entre homens e mulheres, entre trabalhadores brancos e negros, elevado número de jovens que não trabalham nem estudam e a existência de trabalho forçado.

Fonte: OIT - Brasil

> Leia Mais no site da OIT

Trabalhadores ganham Cartilha de Proteção Respiratória

 -
A Fundacentro, representada pelos servidores Vladimir Vieira e Silvia Nicolai, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Comitê Brasileiro de Equipamentos de Proteção Individual - CB32/ABNT e outros especialistas na área, elaboraram a Cartilha de Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores de Saúde, cuja versão impressa encontra-se disponível em seu acervo.

Na cartilha, o leitor encontrará informações sobre em que situações o trabalhador da saúde deve usar um equipamento de proteção respiratória (EPR) e quando deve usar uma máscara cirúrgica, o que é um Programa de Proteção Respiratória (PPR), a necessidade de implementar um PPR nos Serviços de Saúde em que se empregam equipamentos de proteção respiratória utilizados em Serviços de Saúde.

A cartilha traz também, esclarecimentos muito importantes em relação ao uso coerente, na área da saúde, de uma máscara conhecida como N95 e indicada nos EUA para a proteção respiratória dos trabalhadores da saúde contra aerossóis contendo agentes biológicos, tais como o bacilo de Koch (bacilo da tuberculose) e o virús da SRAG/SARS.

Fonte: Fundacentro

Vazamento de produto químico

Homens trabalham na manhã desta segunda-feira (28) para transferir carga de produto químico que vazou de uma carreta no km 28 da rodovia dos Bandeirantes.

Salientando que o grau de risco para esse produto é 8, no qual é um produto corrosivo.

Fonte: R7 com alterações

Resultado da Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho - Brasil - 2009

Acumulado de Janeiro a Novembro de 2009
Fonte: MTE

Convenção 167, FAP e nanotecnologia serão abordados no VI CMATIC

O segmento da construção civil no Brasil responde por 11.9 por cento do PIB e 7.6 milhões de trabalhadores empregados.
Legislação previdenciária, novas tecnologias, dentre outros temas serão debatidos durante a realização do VI Congresso Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, que terá início no domingo (6), em Belém do Pará, Estação das Docas.

Fonte: Fundacentro

Comissão Nacional de Energia Nuclear

A CNEN licencia e fiscaliza instalações nucleares e radioativas, como reatores, fábricas do ciclo do combustível e instalações que utilizam radioisótopos, na medicina, indústria e atividades de pesquisa. As licenças para a aprovação do local, construção, operação e desativação seguem procedimentos baseados em normas técnicas e padrões internacionais.

Compete à instituição certificar e qualificar profissionais para supervisionar a segurança radiológica dessas instalações, bem como para operar centrais nucleares.

Fonte: CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear

Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual é exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.

O formulário deve ser preenchido pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física (origem da concessão de aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de contribuição). Além disso, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, de acordo com Norma Regulamentadora nº 9 da Portaria nº 3.214/78 do MTE, também devem preencher o PPP.

O PPP deve ser preenchido para a comprovação da efetiva exposição dos empregados a agentes nocivos, para o conhecimento de todos os ambientes e para o controle da saúde ocupacional de todos os trabalhadores.

Fonte: Grupo MED-NET

Morre pai das Normas Regulamentadoras

Faleceu em 3 de dezembro, aos 83 anos, um dos principais expoentes da Medicina do Trabalho no país: Roberto Raphael Weber. Responsável pela criação das Normas Regulamentadoras em 1978, quando Arnaldo Prieto era ministro do trabalho, Weber possibilitou a transformação do Departamento Nacional de Saúde e Higiene do Trabalho em Secretaria.

Leia mais >

Explosão química mata três nos subúrbios de Pequim

China - A explosão de um tanque que continha carbono puro matou, no dia 14, três trabalhadores no distrito de Fangshan, nos subúrbios de Pequim.

Fonte: Proteção

Leia mais >

Operário morre após ser atingido por trilho de aço de 700 kg em obra do Metrô de SP

Um operário que trabalhava na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo morreu na tarde desta segunda-feira (14), após ser atingido por um trilho de aço de 700 kg que se desprendeu de um guindaste da obra.

Fonte: UOL



Leia mais >

Fumo passivo atinge 94,6% da população mundial

Um novo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado no dia 9, afirma que 94,6% da população mundial ainda não está protegida por leis contra os males causados pelo fumo passivo.

No segundo grande relatório organizado pela instituição a respeito do que chama de "epidemia do fumo", a OMS diz que 5,4% da população do mundo estava protegida por leis antifumo abrangentes em 2008, um aumento de 3,1% em relação a 2007.

Fonte: G1 - Globo.com

Leia mais >

Novo estudo da OIT mostra potencial da criação de empregos verdes no Brasil


BRASÍLIA (Notícias da OIT) - O Brasil já tem 2,6 milhões de empregos verdes e a transição para uma economia que leve a menores emissões de gases de efeito estufa pode aumentar a criação desses postos de trabalho, segundo o relatório Empregos Verdes no Brasil: Quantos São, Onde Estão e Como Evoluirão nos Próximos Anos, lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).


O levantamento considera verdes os postos de trabalho em atividades econômicas quer contribuem para a redução de emissões e para a melhoria da qualidade ambiental. Em 2008, o total de empregos verdes no país – 2.653.059 – representava 6,73% do total de postos de trabalho formais.

A conta da OIT considerou dados da Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego, e agregou os empregos verdes em seis categorias: produção e manejo florestal; geração e distribuição de energias renováveis; saneamento, gestão de resíduos e de riscos ambientais; manutenção, reparação e recuperação de produtos e materiais; transportes coletivos alternativos ao rodoviário e aeroviário; e telecomunicações e teleatendimento.

“A economia brasileira não vai se desestruturar se continuar gerando empregos verdes”, disse Paulo Sérgio Muçouçah, coordenador de Empregos Verdes e Trabalho Decente do Escritório da OIT no Brasil, e autor do estudo.

Veja a íntegra do estudo
Veja um resumo do estudo
Veja a apresentação feita ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Veja o estudo da OIT sobre empregos verdes no mundo


INCA já identificou 146 casos de mesotelioma

A campanha “Mesotelioma: você conhece esta doença?” foi lançada em Maceió/AL e São Paulo/SP durante o mês de novembro. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) produziu um material que traz esclarecimentos sobre o problema e pode ser consultado pela internet: http://www.inca.gov.br/inca/Arquivos/publicacoes/Folder_Mesotelioma.pdf

Leia mais >

Alpinista caiu durante instalação da iluminação de Natal



São Paulo/SP - O homem que caiu na manhã do dia 3 de dezembro da Ponte Octavio Frias de Oliveira, mais conhecida como ponte estaiada, na Zona Sul de São Paulo, estava a uma altura de cerca de 20 metros quando sofreu a queda, segundo informações do Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu quando a vítima, que faz parte de uma das equipes responsáveis pela iluminação de Natal da ponte, subia para trabalhar.

“Ele perdeu o controle do rapel”, afirmou o capitão dos bombeiros Luciano Souza. Segundo o capitão, o alpinista sofreu apenas uma fratura no tornozelo e está estável e consciente.

A ponte estaiada permaneceu por alguns minutos totalmente interditada nos dois sentidos para o trabalho dos bombeiros, o que causou grandes filas. A ponte foi liberada para o tráfego às 12h40.

Segundo alpinistas que trabalhavam com a vítima, a queda ocorreu dentro de uma das torres da ponte. Este foi o primeiro acidente desde que o trabalho de iluminação na ponte começou a ser feito, em 2008.

O resgate foi um pouco demorado pois o local onde o alpinista caiu era de difícil acesso. Foi preciso que os bombeiros acionassem um carro especial para retirá-lo da área.

A assessoria de imprensa da Mix Branding Experience, responsável pela iluminação especial, confirmou que o homem trabalhava na decoração de Natal e que ele teve apenas ferimentos leves.

Fonte: G1 - Globo.com
Foto: Paulo Toledo Piza/G1

A cultura de segurança deve nascer nas altas gerências

Em muitas empresas o processo de segurança e saúde está separado das estratégias dos negócios e dos processos organizacionais, revelando que não há dentro delas uma cultura de segurança implantada e vigente. Nessas organizações, as ações relacionadas à SST (Saúde e Segurança do Trabalho) convivem com o estigma de serem exercidas apenas como uma obrigação legal e são enxergadas pela sua liderança como algo secundário à produção, muitas vezes atrapalhando as atividades e a produtividade pela intervenção em casos de riscos nos locais de trabalho.

A intensa busca das organizações pelas certificações ISO nos últimos anos, por força do mercado e para maior aceitação de seus produtos ou serviços pelos clientes e outros stakeholders, teve um forte efeito sobre o comportamento organizacional diante das questões relativas à Saúde e Segurança do Trabalhador.
Essas questões vêm ganhando espaço nas discussões das altas esferas da liderança empresarial, pois estas perceberam que tais itens necessitam ser tratados com o mesmo rigor e cuidado com que desenvolvem a gestão de qualidade de seus produtos. Esse entendimento pressupõe uma empresa que pretende garantir não apenas que seu produto seja competitivo, mas também que seja produzido sem agredir a saúde de quem o produz e o meio ambiente no qual está inserida essa organização.

Esse processo de conscientização da liderança torna-se a matriz da cultura de Segurança e Saúde Ocupacional de uma organização.

Uma política de Segurança e Saúde Ocupacional no trabalho estrategicamente selecionada, acolhida, desdobrada em planos de ação e disseminada pela liderança organizacional no ambiente produtivo certamente é um dos fatores de relevância e benefícios para todas as partes interessadas.

Sabe-se que o modelo taylorista-fordista considerava o pulso forte do supervisor no controle do processo produtivo, a separação da concepção e execução do trabalho, interesse principal pela quantidade produzida e a qualidade final do produto.

As mudanças na organização do trabalho, inovação tecnológica e o esgotamento do mercado consumidor, devido à sua incapacidade de absorver toda a produção de bens e serviços, impuseram um novo modelo produtivo: o da flexibilização. Este requer esquema participativo, trabalhadores polivalentes, competência e autonomia; gerenciamento pela qualidade total incluindo a satisfação das necessidades de clientes internos e externos; educação no trabalho, times de trabalho, kanban e just-in-time, comunicação em rede, entre outros aspectos.

A organização do trabalho na América Latina e, especificamente no Brasil, é heterogênea. Ela ainda apresenta a coexistência dos dois modelos: o taylorista-fordista, na maioria das pequenas e médias empresas, e o da flexibilização, naquelas em que predomina o grande porte e as multinacionais.
Muitas empresas, à vista desse cenário, ainda não assimilaram bem a cultura de Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho, que prima pela atuação organizacional de forma preventiva e pró-ativa contra riscos e perdas.


Fonte: Revista Proteção
Foto: Arquivo 3M