No Brasil, não há muita informação sobre ocorrências de sinistros envolvendo explosões de pó agrícola nas unidades armazenadoras. Isso tem acarretado uma total desinformação sobre as causas desses acidentes, bem como as consequências normalmente desastrosas desses acontecimentos. Essa desinformação tem resultado em abusos excessivos quanto à segurança das instalações armazenadoras devido à descrença com relação ao perigo de incêndio ou explosões de pó.
Atualmente, devido ao aumento da capacidade armazenadora do País, como também ao processamento em maior escala desses produtos, ocorrem acidentes tão graves que se tornam difíceis de passar despercebidos pela população.
Temos observado alguns noticiários de sinistros envolvendo explosões de pó agrícola com perdas materiais inestimáveis, bem como de muitas vidas. Face a esse tipo de acidente, mais do que nunca, é importante formar e treinar colaboradores para que tenham consciência na aplicação de normas de segurança nas áreas de armazenagem de grãos para evitar possíveis ocorrências envolvendo explosões de pó.
Este artigo busca apontar as causas das explosões de pós, e as medidas de prevenção, controle de pó, controle da fonte de ignição e sistemas supressores de explosão.
Leia mais no site da Proteção
Fonte: Revista Proteção
Nenhum comentário:
Postar um comentário