Novo estudo da OIT mostra potencial da criação de empregos verdes no Brasil


BRASÍLIA (Notícias da OIT) - O Brasil já tem 2,6 milhões de empregos verdes e a transição para uma economia que leve a menores emissões de gases de efeito estufa pode aumentar a criação desses postos de trabalho, segundo o relatório Empregos Verdes no Brasil: Quantos São, Onde Estão e Como Evoluirão nos Próximos Anos, lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).


O levantamento considera verdes os postos de trabalho em atividades econômicas quer contribuem para a redução de emissões e para a melhoria da qualidade ambiental. Em 2008, o total de empregos verdes no país – 2.653.059 – representava 6,73% do total de postos de trabalho formais.

A conta da OIT considerou dados da Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego, e agregou os empregos verdes em seis categorias: produção e manejo florestal; geração e distribuição de energias renováveis; saneamento, gestão de resíduos e de riscos ambientais; manutenção, reparação e recuperação de produtos e materiais; transportes coletivos alternativos ao rodoviário e aeroviário; e telecomunicações e teleatendimento.

“A economia brasileira não vai se desestruturar se continuar gerando empregos verdes”, disse Paulo Sérgio Muçouçah, coordenador de Empregos Verdes e Trabalho Decente do Escritório da OIT no Brasil, e autor do estudo.

Veja a íntegra do estudo
Veja um resumo do estudo
Veja a apresentação feita ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Veja o estudo da OIT sobre empregos verdes no mundo


Nenhum comentário: