Consultorias de SST em destaque na Proteção de março

 Fonte: Revista Proteção

A Revista Proteção de março aborda em sua matéria de capa, "Ampliando a prevenção", a necessidade de as empresas serem mais exigentes na hora de contratar uma assessoria. Criadas inicialmente para atender às exigências legais do Ministério do Trabalho, as prestadoras de serviços em SST têm ampliado seu foco. Implantar um sistema de gestão de SST, avaliar o ambiente industrial do ponto de vista da higiene ocupacional ou realizar uma avaliação ergonômica são ações que, muitas vezes, empresas menores e/ou SESMTs não estão dando conta de realizar. Contudo, este tipo de serviço ainda carece de maior qualificação.

Confira também a entrevista com o engenheiro Leonídio Ribeiro Filho, um dos precursores da Segurança do Trabalho no país, na qual ele fala sobre sua participação na construção da cultura de prevenção brasileira.

A matéria "Descaso custa caro", que trata sobre as ações regressivas movidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para recuperar mais de R$ 363 milhões gastos com benefícios acidentários, expõe, de um lado, a preocupação dos empresários em ter que desembolsar o dinheiro que o INSS gastou indenizando trabalhadores que se acidentaram por sua culpa. E de outro lado, aquilo que o Instituto chama de medida de punição educativa.

Confira ainda nesta edição as Dicas do Protegildo com "Os 10 mandamentos de segurança para o uso de ar comprimido".

Entre os artigos destacam-se "Indústria mais segura", sobre a importância de investir em maquinário adequado e em informação atualizada para garantir a manutenção de uma empresa saudável; "Análise importante", que enfatiza que os agravos ao trabalhador precisam de investigação cautelosa sobre os atos e as condições que levaram aos acidentes; "SESMT engajado" (medicina do trabalho) e "Risco na obra" (ergonomia).

Prêmio Proteção Brasil

Proteção
destaca ainda mais dois cases, de um total de 16 trabalhos vencedores, do Prêmio Proteção Brasil 2011. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), de Recife (PE), obteve o Melhor Case em Atuação da CIPA com "Sistema de Gestão da CIPA".

E a Construtora Andrade Gutierrez/Obra Replan Off-Site, de Paulínia (SP), venceu na categoria Capacitação em SST com o case "Programa Motivacional de Desenvolvimento de Liderança - PMDL".

Clique aqui e confira.

Nenhum comentário: