Biossegurança e Segurança do Trabalho

O histórico da segurança do trabalho no mundo começou durante a revolução industrial, quando os trabalhadores formaram classes de trabalho. Essas classes trabalhistas chamadas de sindicato vieram para mudar a forma de trabalho, de governo, e até mesmo diminuir os acidentes e mortes, na qual naquela época as taxas de mortalidade em prol do serviço da empresa eram altas.

Segundo (Teixeira & Valle, 1996) "a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados".

A biossegurança é um conjunto de medidas e procedimentos que visam eliminar os riscos da biodiversidade, tais como os biológicos (vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos) muitas vezes encontrados em hospitais, laboratórios, limpeza pública, etc. Riscos físicos (ruídos, temperaturas em excesso, pressão anormal, radiações, vibrações e umidade) encontrado em fábricas de mármore e granito, manipuladores de máquina de raios-X, etc., e os riscos químicos (manipulação de produtos químicos) encontrados fábricas que produzem produtos de limpeza, entre outros.

A segurança do trabalho estabelece meios de prevenção de acidentes e consequentemente mortes e doenças ao trabalhador no ambiente laboral. Esses meios de prevenção são constituídos através de normas e parâmetros, nas quais as empresas são abrigadas às implementarem, assim como a Biossegurança também.

Nenhum comentário: