Prevenção e controle em unidades armazenadoras de grãos evitam explosões

No Brasil, não há muita informação sobre ocorrências de sinistros envolvendo explosões de pó agrícola nas unidades ar­mazenadoras. Isso tem acarretado uma total desinformação sobre as causas desses acidentes, bem como as consequên­cias normalmente desastrosas desses a­contecimentos. Essa desinformação tem resultado em abusos excessivos quanto à segurança das instalações armazenadoras devido à descrença com relação ao ­perigo de incêndio ou explosões de pó.

Atualmente, devido ao aumento da capa­cidade armazenadora do País, como tam­bém ao processamento em maior escala desses produtos, ocorrem acidentes tão graves que se tornam difíceis de passar despercebidos pela população.

Temos observado alguns noticiários de sinistros envolvendo explosões de pó agrícola com perdas materiais inestimáveis, bem como de muitas vidas. Face a esse tipo de acidente, mais do que nunca, é im­portante formar e treinar colaboradores para que tenham consciência na aplicação de normas de segurança nas áreas de armazenagem de grãos para evitar possíveis o­corrências envolvendo explosões de pó.

Este artigo busca apontar as causas das explosões de pós, e as medidas de prevenção, controle de pó, controle da fon­te de ignição e sistemas supressores de explosão.

Leia mais no site da Proteção

Fonte: Revista Proteção

Nenhum comentário: