Política em SST prevê melhorias na qualidade de vida

Após seis anos de atividades, a Comissão Tripartite de Segurança e Saúde no Trabalho finaliza nova versão da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST). Reconstruído através do documento sobre a política elaborada em 2004 pelo governo federal, o material representa um marco em SST e contempla todos os trabalhadores de quaisquer segmentos.

As alterações do documento foram concluídas em evento realizado na Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo. Em sua reestruturação, o texto se tornou mais conciso e objetivo, alcançando consenso entre as três partes envolvidas - trabalhadores, empregadores e governo. A nova versão foi elaborada de acordo com o previsto na Convenção nº 155 e Recomendação nº 197, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e no Plano Global de Saúde do Trabalhador da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com o objetivo de conferir prioridade às ações de SST no país, a PNSST define as competências e responsabilidades institucionais da Previdência, da Saúde e do Trabalho. Desta forma, prevê a melhoria na qualidade de vida do trabalhador, na medida em que viabilizaria a formulação de programas mais eficientes e abrangentes na área.

Um dos principais aspectos do documento é a prioridade às ações preventivas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, como prevê o Decreto nº 1254, da Convenção nº 155, de 1994. Em entrevista à Revista Proteção, o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social, Remígio Todeschini, comentou que todos os pontos da política são relevantes, uma vez que são os caminhos para alcançar a prevenção acidentária.

O próximo desafio a ser enfrentado pela Comissão Tripartite de SST é trabalhar para que as propostas balizadas na política entrem em vigor em um decreto que as referende da maneira mais semelhante possível ao documento.
Fonte: ANAMT
 

Nenhum comentário: