CNA lança programa nacional de educação postural na agricultura

Fonte: Ascom CNA


Brasília/DF - O Programa Trabalho Decente - Educação Postural, lançado no dia 10 de maio pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, tem o objetivo de orientar os trabalhadores e produtores rurais sobre as posturas corporais corretas para o exercício das atividades desenvolvidas nas propriedades rurais. O objetivo é prevenir acidentes e lesões de trabalho e, assim, garantir melhor qualidade de vida no campo. "A simples correção da postura na hora de exercitar os trabalhos no campo pode evitar problemas futuros de coluna e nas articulações", completou.

Segundo a fisioterapeuta especialista em ergonomia e uma das coordenadoras do projeto, Cláudia Rolim, "as lesões por esforços repetitivos são os problemas que mais afastam os trabalhadores de suas atividades. Por isso é importante estar sempre com a postura correta, ou seja, aquela que permite ter a liberdade de movimento. Ao falar sobre os equipamentos de proteção individual usados na atividade rural, o engenheiro de Saúde e Segurança no Trabalho, Eduardo Koizumi, explicou que cada equipamento possui a certificação para ser utilizado em determinada atividade e que não pode ser aproveitado para outra. "É muito comum os trabalhadores utilizarem um equipamento de segurança que não é apropriado para o seu trabalho, colocando o profissional em risco", ressaltou Koizumi.

Presente à cerimônia, a diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, ressaltou a importância de programas como o anunciado hoje pela CNA, como forma de garantir a integridade física e psicológica dos trabalhadores. Os conceitos da ergonometria serão apresentados a todos os produtores rurais, por meio de cartilhas e vídeos que serão elaborados pela equipe da CNA.

Confira o vídeo de lançamento do Programa Educação Postural no Campo:


Termo de Cooperação
Durante o evento, a presidente da CNA e do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), senadora Kátia Abreu, e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, assinaram um termo de cooperação para reabilitação de trabalhadores rurais com o objetivo de promover a reinserção principalmente de segurados e deficientes no mercado de trabalho. O ministro Garibaldi defendeu o "caminho da parceria" para que o Brasil continue a ser um dos países com maior proteção social de seus trabalhadores. "Temos uma das políticas mais abrangentes na comparação com outros países. Isso só mostra que estamos no caminho certo", destacou.

O Programa Mãos que Trabalham, desenvolvido pelo Senar, foi tema do secretário executivo do órgão, Daniel Carrara, que fez um balanço das atividades do programa criado para orientar os produtores rurais sobre o cumprimento da Norma Regulamentadora (NR) 31, que estabelece as condições de trabalho no campo. Segundo ele, nos últimos dois anos, mais de 11 mil propriedades rurais receberam visitas de técnicos capacitados pelo Senar. A secretária de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Vera Lúcia Albuquerque, e a secretária de Inspeção do Trabalho do Ministério da Integração Nacional, Morgana Mendes, também estiveram na CNA.

Foto: Reprodução/vídeo

Com alterações

Nenhum comentário: