Lesões Por Esforços Repetitivos

As lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) são um conjunto de doenças que afetam músculos, tendões, nervos e vasos dos membros superiores dedos, mãos, punhos, antebraços, braços, ombro, pescoço e coluna vertebral) e inferiores (joelho e tornozelo, principalmente) e que têm relação direta com as exigências das tarefas, ambientes físicos e com a organização do trabalho, podendo atingir tanto trabalhadores em inicio de carreira quanto aqueles com muitos anos de trabalho no mesmo posto ou mesma função, em todos os ramos da economia: indústria, comércio e serviços, com diferentes níveis de escolaridade e cargos profissionais, tais como enfermeiras, açougueiros, vendedores, operários, etc...
Conforme Grandjean (1998),é necessário sete regras para a configuração do espaço de trabalho:
1. Evitar qualquer postura curvada ou não natural do corpo. A curvatura lateral do tronco ou cabeça força mais do que a curvatura para frente.
2. Evitar a imobilidade, para frente ou para o lado, dos braços estendidos. Estas posturas conduzem não só
à rápida fadiga, mas também afetam significativamente a precisão e a destreza geral da atividade dos braços ou das mãos.
3. Procurar, na medida que possível, sempre trabalhar sentado. Mais recomendável ainda seriam locais de trabalho onde se poderia ter a alternância de trabalho sentado e trabalho em pé.
4. O movimento dos braços deve ser em sentido oposto cada um em direção simétrica. O movimento de um braço sozinho origina ações musculares do tronco, que estão ligadas a exigências estáticas. Movimentos em sentidos opostos ou movimentos simétricos facilitam, além disso, o comando nervoso da atividade.
5. A altura do campo de trabalho (altura da superfície de trabalho) deve permitir a observação visual ótima com a postura do corpo mais natural possível. Quanto menor a distância visual ótima, mais alto deve ser o campo de trabalho.
6. Manoplas, alavancas, ferramentas e materiais de trabalho devem estar ordenados nas máquinas e locais de trabalho de tal forma que os movimentos mais frequentes sejam feitos com os cotovelos dobrados e próximos do corpo.  A maior força e destreza é exercida quando a distância olho – mão é de 25 a 30 cm, com os cotovelos baixados e dobrados em ângulo reto.
7. Trabalho manual pode ser elevado usando apoio para as mãos, antebraço e cotovelo. Os apoios devem
ser forrados com feltro ou outro material termoisolante e macio. Os apoios devem ser reguláveis, para que possam se adaptar às diferenças antropométricas.
Além dessas medidas de prevenção já citadas, aconselha-se também a prática diária de exercícios de relaxamento e alongamento.
Fonte: http://paulochianezzi.blogspot.com/

Nenhum comentário: