MPT firmou quase 200 TACs combatendo fumo na Paraíba

Estima-se que haja, na Paraíba, cerca de 700 mil fumantes e, embora tenha sido registrada uma queda de 40% em todo o Brasil nas últimas duas décadas, o fumo ainda está bastante presente no dia-a-dia da população. Quem não fuma, mas convive com fumantes em ambientes fechados, também está sujeito aos malefícios da fumaça do vizinho.

A lista de problemas vai desde irritação nos olhos, tosse e dor de cabeça até danos mais sérios, como redução da capacidade respiratória, desenvolvimento de doenças cardiovasculares, até câncer. Pesquisas revelam, por exemplo, que fumantes passivos têm cerca de 30% mais chance de desenvolver câncer de pulmão.

Pensando na saúde de quem trabalha em ambientes coletivos e, deste modo, está sujeito aos efeitos nocivos da fumaça durante o exercício de suas atividades, o Ministério Público do Trabalho da Paraíba tem realizado, desde 2009, campanha contra o fumo nos estabelecimentos. Donos de bares, restaurantes, lanchonetes e similares têm sido alvo de audiências para firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), visando o comprometimento desses empresários em banir o fumo dos ambientes coletivos. Em 2009, cerca de 200 TACs foram firmados entre diversos estabelecimentos e o MPT, sendo 182 deles firmados através da Procuradoria do Trabalho do Município de Campina Grande.

Fonte: Revista Proteção

Leia mais no site da Revista Proteção >

Nenhum comentário: