Procedimentos prévios de Primeiros Socorros

Primeiros socorros são procedimentos prévios e simples que visa manter a vida em situações de emergência. Esses procedimentos são feitos por pessoas treinadas ou até mesmo que tenha uma base sobre a ação, assim aguardando o atendimento médico especializado
Em um acidente o socorrista tem que manter a calma, pois antes de tomar qualquer decisão é preciso primeiramente averiguar o local do acidente.
O socorrista antes de iniciar os procedimentos de primeiros socorros deve analisar o local do acidente. Em muitas ocasiões o acidentado está em local de risco, com isso, sua permanência naquele lugar pode determinar perigo, tanto a ele quanto ao socorrista. Nestas condições quem o atende deverá analisar se o ambiente está seguro e se permite atendimento, também deve observar se é parcialmente seguro e que não haja nenhum risco e que o não ofereça nenhum perigo, tais como: explosão, desabamento, incêndio, presença de produtos tóxicos.
Os acidentes são formados por vários fatores, como: problemas psicológicos (discussões; problemas familiares) e físicos (fadiga, entre outros). Em caso de acidente e o indivíduo não estiver só, deverá aceitar a colaboração de outrem, assim deixando a pessoa que tenha mais conhecimento liderar o processo. Caso a pessoa que tenha mais conhecimento e experiência sobre primeiros socorros seja você, solicite a eles calma, buscando sempre deixá-las seguras, assim explicando como proceder durante o respectivo acontecimento.
Sobre o transporte das vítimas, esse aspecto é um dos mais importantes nos procedimentos de primeiros socorros. No momento do acidente o acidentado deverá ficar da posição que está, pois qualquer movimento poderá ocasionar pioras no seu estado de saúde.
Na manipulação da vítima, é preciso muita cautela, pois como foi dito no parágrafo a cima, qualquer movimento o estado de saúde da vítima pode piorar. Primeiramente é preciso mais de uma pessoa para ajudar na manipulação do acidentado, logo assim procurar colocá-lo em uma maca ou em algum objeto que tenha a superfície plana e rígida e que caiba a vítima.

Nenhum comentário: